segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Preparando-se para o feedback

A maior dificuldade dos gerentes de linha é identificar o quadro do problema, por isso, consultores não devem se esforçar para desenvolver recomendações impecáveis, mas sim um quadro do problema claro, simples e explicativo.

Após fazer a coleta de dados e antes de dar o feedback é preciso fazer uma triagem para condensar os dados mais importantes a serem repassados para o cliente na reunião.

Algumas atitudes devem sem evitadas na hora de dar o feedback.

Não projete seus sentimentos aos clientes. Não deixe de apresentar argumentos só porque você não gostaria de ouvi-los se estivesse na posição de gerente (como problemas na gerência, por exemplo)

Caso seus palpites sejam os mesmos do cliente é muito importante informá-lo disso.

Relate problemas de gestão mesmo que sejam dolorosas para o cliente.

O feedback deve ser apresentado em linguagem assertiva, ou sejam o consultor deve apresentar os fatos analisados de forma imparcial, sem julgamentos ou análises. Além disso também é aconselhável descrever de forma curta e simples.

Segundo Block, o consultor pode atuar como juiz, jurado, advogado de acusação, réu ou testemunha, sendo esse ultimo o preferível para um consultor atuar. As características de um consultor testemunha são apresentar os fatos de forma precisa sem julgamento.

Após expor na reunião de feedback os problemas que foram encontrados, o consultor deve dar apoio ao cliente para assumir a responsabilidade pelos problemas e agir em cima deles. Quanto mais resistente é o grupo, mais apoio eles precisam e é mais difícil de dar esse apoio.


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