quinta-feira, 13 de maio de 2010

Importância do capital humano

Em palestra para a Amcham, presidente da empresa 3M destaca que mapeamento de competências é fundamental para o desenvolvimento do profissional.

"As companhias são representadas pelos seus profissionais. É fundamental que o funcionário se identifique com a empresa e também que a empresa o conheça bem. Por isso procuramos ter uma identidade com o funcionário, mapear as suas necessidades e contribuir com o seu crescimento em qualquer nível hierárquico", disse. Na empresa, os processos de gestão dos recursos humanos são divididos em três etapas bem definidas: recrutamento eficaz, mapeamento eficiente e desenvolvimento contínuo.

Um dos mandamentos globais da empresa – criado na década de 40 –, e praticado com ênfase até hoje é contrate bons funcionários e deixe-os em paz, isto leva ao empreendedorismo e à inovação, uma vez que as pessoas são incentivadas a buscar soluções à sua maneira. Esse mandamento tem sido fundamental para o percurso de sucesso da 3M e reforça o seu perfil inovador, pois permite ao funcionário assumir riscos e até cometer os primeiros erros, tolerados em nome do empreendedorismo e inovação.

Junto a isso há também o incentivo a talentos e ao empreendedorismo, o estímulo à criatividade e a possibilidade de os profissionais desenvolverem competências em setores específicos. Os resultados são vistos na prática: a companhia se empenha para oferecer soluções práticas e engenhosas para o mercado, contribuindo para o sucesso dos seus clientes. Além disto, pesquisas de opinião com os funcionários indicam um alto nível de satisfação com a empresa, com destaque para o ambiente interno positivo, a qualidade de vida e as oportunidades de desenvolvimento e carreira, o que contribui para a retenção de talentos.

O presidente também aproveitou o evento para explicar como pode ser estratégico contribuir para a carreira e mapear competências, diferenciais da 3M para a retenção de talentos. "Identificar as capacidades do profissional e orientá-lo para as áreas em que possa ter melhor desempenho ou que representem desafios é um diferencial de negócios". Na 3M isso é feito com a utilização de várias ferramentas de avaliação de performance aplicadas. "Caso o profissional necessite de uma especialização ou aprendizado diferenciado, também estaremos dispostos a oferecer", concluiu o executivo.

Fonte: http://administradores.com.br

0 comentários:

Postar um comentário