quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Inovação


Se pensarmos nas empresas que admiramos, aquelas que se sobressaem mesmo em épocas de crise e crescem além da média do seu segmento, veremos que a inovação é prioridade para a sua maioria. São poucas as que conseguem se superar e gerar valor ou superar as crises e simplesmente sobreviver.” Flavio Ortuño



A inovação está se tornando, cada vez mais, um fator essencial para a diferenciação e ganhos de MarketShare (fatias de mercado), visto que o cenário se apresenta competitivo e globalizado. Essa inovação necessita ser buscada constantemente nas empresas, já que produtos novos estão sendo copiados rapidamente. Entretanto poucas empresas exercem algum tipo de iniciativa para colocá-la em prática.


A inovação não é algo fácil de se aplicar nas empresas. O ambiente favorável à inovação é essencial. Por isso, organizações precisam disseminar o conceito de inovação e incentivar, se preciso com prêmios, sugestões e idéias inovadoras.


Outro ponto a se destacar é a visão retrograda que muitas organizações têm em relação a inovação. Veêm a inovação como algo relacionado à pesquisas aprofundadas com altas tecnologias. Essa visão antiquada faz com que poucas empresas coloquem realmente a inovação em prática.


Uma maneira diferente de atender e desenvolver clientes, de novos métodos de negócios, de novos mercados, de novos modelos de negócios são exemplos de inovação. Assim sendo, inovar é gerar valor diferenciando-se dos concorrentes. Valor esse, que é gerado para todos os stakeholders. Clientes têm um produto diferente e inovador, funcionários, investidores que recebem um alto retorno em empresas com menor risco.


Por fim, vemos que inovação é uma ferramenta de alto valor para empresas de qualquer tipo e de qualquer segmento. Empresas inovadoras, além de agregar valor, têm maiores lucros, menores riscos e alta resistência a crises.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que bela imagem!

Leandro disse...

Realmente Inovação é de extrema importância para qualquer empresa. Estou realizando um trabalho sobre o tema e visitando uma empresa para estudo de caso, tive a oportunidade de ver o quanto inovação é ESSENCIAL. Nenhuma empresa sobrevive neste séc. se não inovar seu modo de trabalho no mercado onde atua. Essa não diferenciação é que leva muitas ao fracasso!

Gabriel Lemos disse...

Opa bom tópico, parabéns
Já to te seguindo

Visitem
http://curiosomundodorock.blogspot.com/
as maiores e as piores curiosidades da história do rock
Não deixe deixe votar na enquete

Postar um comentário