terça-feira, 2 de março de 2010

Organização, Sistemas e Métodos - OSM

Área clássica da administração que lida com um conjunto de técnicas e que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações.

Organização, sistemas e Métodos (OSM) é uma atividade que visa à obtenção da maior produtividade possível na utilização dos recursos (humanos, materiais e tecnológicos), através de técnicas científicas.

Organização – Atividade para estruturar os recursos existentes a fim de promover a atuação sistêmica para obter a eficácia de conjunto. Ou seja, é a maneira como as atividades e recursos são organizados, visando o alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.

Sistemas – Conjunto de partes que, em conjunto, forma um todo com determinado objetivo para executar determinada função.

Métodos – Economia de esforços, tempos e movimentos com o objetivo de simplificar o trabalho, tendo como resultado o aumento da produtividade e diminuição das despesas.

A metodologia do trabalho de OSM consiste na realização de um diagnostico também chamado de Análise Administrativa. Suas fases são: Identificação do problema, coleta de dados, análise propriamente dita, elaboração de sugestões ou do novo sistema, treinamento, implantação e acompanhamento.

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