sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Resumo de economia

Aulas de economia 22/02/10 e 25/02/10

Economia é a ciência que estuda os recursos escassos diante dos desejos ilimitados da sociedade.

Sabemos que a sociedade não dispõe de recursos produtivos em quantidade suficiente para produzir tudo o que a população deseja. Sendo assim, toda sociedade, qualquer que seja sua organização política se defronta com três questões econômicas básicas decorrentes do problema de escassez.

O que e quanto produzir?

A sociedade deve escolher quais bens e serviços devem ser produzidos e em que quantidades.

Como produzir?

Qual conjunto de bens e serviços será produzido, mediante diferentes combinações de recursos e técnicas, buscando sempre o melhor custo benefício (Trade Off)

Para quem produzir?

Decidir os bens e serviços que deverão ser distribuídos entre os diferentes indivíduos, tendo como resultado final o bem estar da sociedade em questão.

A economia estuda a escassez de recursos, por isso se classifica como uma ciência social. O objeto de estudo da economia se concentra em 4 variáveis principais:

Produção

Circulação

Distribuição

Consumo

De bens e serviços.

A sociedade é organizada para desenvolver as 4 variáveis citadas acima, formando o sistema econômico. O sistema econômico conta com agentes econômicos que contribuem para o funcionamento desse sistema, são eles:

Pessoas de natureza física (CPF)

Pessoas de natureza jurídica (CNPJ)

Os agentes econômicos são interligados e interdependentes e podem ser classificados em: As famílias (unidades familiares); As empresas (unidades produtivas); O governo

O estudo da economia apresenta um só corpo de conhecimento, porém, com objetivos e métodos de estudo e abordagem de acordo em duas áreas de interesse:

Microeconomia

Macroeconomia

0 comentários:

Postar um comentário