sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Microeconomia e Macroeconomia



Aula de economia 25/02/2010

Microeconomia

Trata do comportamento das unidades econômicas individuais (agentes econômicos) em mercados específicos, ou seja, como os produtores e consumidoresinteragem para a formação dos preços das mercadorias (como a oferta e demanda age na formação dos preços).

A microeconomia constitui base para qualquer ramo da economia. Por exemplo, para se analisar o efeito de um imposto sobre as finanças públicas utiliza-se o modelo microeconômico para mostrar como esse imposto influencia a oferta, a demanda, os preços, e assim poder definir quanto irá se lucrar com esse imposto, ou como ele afetará os fatores de produção.

Macroeconomia

Estuda as grandes e diferentes variáveis macroeconômicas tais como: Inflação, juros, câmbio, emprego, desemprego, comércio exterior (importação e exportação), PIB... A macroeconomia se preocupa com aspectos de curto prazo.

Os estudos macroeconômicos tiveram seu início a partir da quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929. Amacroeconomia concentra-se no estudo das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) daeconomia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da produção e consumo, o pleno emprego, a estabilidade de preços, o controle inflacionário e uma balança comercial favorável.

1 comentários:

Anônimo disse...

excelente!

Postar um comentário