quinta-feira, 10 de junho de 2010

Departamentalização

É o agrupamento das atividades e recursos em unidades organizacionais, respeitando-se os critérios de homogeneidade.

Existem 9 tipos de departamentalização:

Quantidade

Pessoas são divididas por grupos, e executam tarefas sobre ordem dos chefes. A variação é feita em turnos.


Funcional

É o critério mais utilizado nas empresas. As atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa. Possui baixa adaptabilidade.


Territorial / Geográfica

Utilizada em empresas territorialmente dispersas. Conhece as necessidades de cada região, facilitando na tomada de decisão. Porém tem menor controle e é necessário duplicar instalações e pessoal.


Produtos e Serviços

Facilita na coordenação dos resultados. A alocação de capital é feita de forma específica, maximizando os recursos. Facilita na criatividade e inovação. Por outro lado aumenta o custo por causa da duplicação e dificulta na coordenação das políticas da empresa.


Clientes

Por conhecer os diferentes tipos de clientes, pode-se fazer um atendimento mais rápido e específico. Pode causar uma utilização inadequada dos recursos humanos e equipamentos.


Processos

As atividades são agrupadas de acordo com as etapas de um processo, por isso é aplicado principalmente nas indústrias. Por dividir em etapas, perde a visão global do andamento do processo.


Projetos

As pessoas recebem atribuições temporárias e ao termino de suas atividades são realocadas para outro departamento ou projeto. Isso acarreta uma maior responsabilidade do grupo facilitando o cumprimento de prazos e custos, e resultando num melhor atendimento aos stakeholders. Tem dificuldades em comunicação com a empresa, e pode ocorrer de o coordenador negligenciar a parte administrativa.


Matricial

Geralmente é a fusão entre os tipos de departamentalização Funcional e de Projetos. Para funcionar é necessária uma definição clara das atribuições dos integrantes. Tem como vantagens o uso adequado dos recursos, atendimento melhor aos stakeholders, melhor cumprimento de prazos e custos e aprimoramento técnico da equipe. Desvantagens conflitos entre os chefes funcionais e os coordenadores dos projetos, causando uma dupla subordinação.


Mista

Combinação entre diferentes formas de departamentalização. Cada parte da empresa se estrutura de acordo com sua realidade.


É IMPORTANTE SABER IDENTIFICAR UM TIPO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO OLHANDO O ORGANOGRAMA. PARA ISSO VEJA OS EXEMPLOS NOS SLIDES.

CLIQUE AQUI para baixar os slides.

0 comentários:

Postar um comentário