É o aumento persistente dos preços em geral, resultando numa perda do poder aquisitivo da moeda.
Tipos de inflação / Processos Inflacionários
Inflação de Custos: Gerado pelo aumento dos custos de produção, especialmente das taxas de juros, de câmbio, de salários ou de preços das importações.
Inflação de demanda: Os preços sobem porque há aumento geral da demanda sem um acompanhamento no crescimento da oferta. Passa a haver muito dinheiro em frente a poucas mercadorias.
Inflação Reprimida: Gerado pelo congelamento dos preços por parte do governo. Aumenta o preço dos produtos, mas o salário não acompanha a velocidade do aumento.
EFEITOS DA INFLAÇÃO NA ECONOMIA
Efeito da inflação sobre a Distribuição de Renda
A inflação provoca uma redução no poder aquisitivo das pessoas que ganham salários fixos e nos proprietários de imóveis alugados, já que a valorização dos imóveis e os reajustes salariais tendem a crescer mais devagar que a inflação. Já os profissionais liberais, de renda livre, são favorecidos pelo processo inflacionário.
Efeito da inflação sobre a Alocação de Recursos
O processo inflacionário modifica o perfil de investimentos, já que os investidores tendem a alocarem seus recursos em projetos de curto prazo. Isso acontece porque ao alocarem recursos em processos de longo prazo, ao passar dos meses aquele dinheiro investido já não estará valendo o mesmo quanto na data de investimento.
Efeito da inflação sobre o Balanço de Pagamentos (comércio exterior)
Quando os preços internos aumentam mais que os internacionais, dificulta as exportações e estimula importações, diminuindo o saldo da balança comercial.
0 comentários:
Postar um comentário