Mercado
É um grupo de compradores e vendedores, que estão em contato suficiente para que suas trocas afetem as condições de compra e venda de produtos e serviços.
Existem diferentes tipos de mercado, entre eles se apresentam:
Mercado da concorrência perfeita (Mercado competitivo);
Mercado da concorrência imperfeita (monopolístico);
Mercado do monopólio (um vendedor);
Mercado do oligopólio (dois ou mais vendedores)
Clique aqui para ler os tipos exemplificados!
O mercado de oligopólio se caracteriza pelo pequeno número de empresas, economicamente fortes, que controla a oferta de um determinado bem ou serviço. Há um difícil acesso para a entrada de novas empresas no mercado. O setor brasileiro é altamente oligopolizado.
Escambo – É a troca entre comprador e vendedor sem uso da moeda.
Cartel – É um acordo entre duas ou mais empresas do mesmo ramo para tentar quebrar os concorrentes. Também é objetivo do cartel fixar e controlar os preços, controlar as fontes de matéria-prima (cartel de fornecedores). É uma atividade ilegal e causa enormes prejuízos para a economia e para a sociedade.
Demanda – A quantidade de bens e serviços que um consumidor estaria disposto a adquirir. Alguns fatores que determinam a demanda são: Renda do consumidor; preço dos bens e/ou serviços; preferência do consumidor.
0 comentários:
Postar um comentário