Área clássica da administração que lida com um conjunto de técnicas e que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações.
Organização, sistemas e Métodos (OSM) é uma atividade que visa à obtenção da maior produtividade possível na utilização dos recursos (humanos, materiais e tecnológicos), através de técnicas científicas.
Organização – Atividade para estruturar os recursos existentes a fim de promover a atuação sistêmica para obter a eficácia de conjunto. Ou seja, é a maneira como as atividades e recursos são organizados, visando o alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.
Sistemas – Conjunto de partes que, em conjunto, forma um todo com determinado objetivo para executar determinada função.
Métodos – Economia de esforços, tempos e movimentos com o objetivo de simplificar o trabalho, tendo como resultado o aumento da produtividade e diminuição das despesas.
A metodologia do trabalho de OSM consiste na realização de um diagnostico também chamado de Análise Administrativa. Suas fases são: Identificação do problema, coleta de dados, análise propriamente dita, elaboração de sugestões ou do novo sistema, treinamento, implantação e acompanhamento.
0 comentários:
Postar um comentário